Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Petrikoski, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Izabele da Costa Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-04-05T01:27:04Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:42:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-04-05T01:27:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:42:48Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3377 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SANTOS, Izabele da Costa Ramos. Avaliação do uso do estágio de Licenciatura em Química - modalidade projeto temático - no preparo e incentivo dos alunos para a realização do ENEM. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171867 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The National Secondary Education Examination (ENEM) is a test used to evaluate the quality of secondary education in the country and is characterized by interdisciplinarity, valuing the logical side, interpretation and student thinking ability. Chemistry, being a science that enables the student to understand natural and industrial phenomena or processes, can enter it as a basis for the development of the skills required in ENEM. The thematic projects consist of a different way of approaching the contents, taking as its starting point the choice of representative themes of reality and life of students. Based on this, the present study aimed to evaluate the use of the training of Degree in Chemistry of UTFPR, in the modality Thematic Project, as a way to prepare and encourage students of the third year of high school of a public school, for the realization of ENEM through the use of alternative methodologies and aid in the development of logical reasoning. For this, the main Chemistry contents covered in the latest editions of ENEM were selected and classes on those contents were applied to students. With the conclusion of this work, it is observed that the use of alternative methodologies helped student participation in class, and at the end of project, the students showed more curiosity and knowledge about the contents approached. In addition, they developed better interpretation skills, logical reasoning and argumentation. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Orientação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry (High School) - Study and teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Vocacional guidance | pt_BR |
Título: dc.title | Avaliação do uso do estágio de Licenciatura em Química - modalidade projeto temático - no preparo e incentivo dos alunos para a realização do ENEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: