Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Menoncin, Camila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Nilza Michelle Gehring de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-23T18:45:51Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:42:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-23T18:45:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:42:36Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4688 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Nilza Michelle Gehring de. Interdisciplinaridade: uma prática educativa. 2012. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171796 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work points out in a theoretical and practical research on the Interdisciplinary Methodological Proposal, focusing on the possibility that the joint proposal by faculty, assuming that it is present in the discourse and its realization in practice is anonymous. Because, that is perceived that the teacher still continues, without really understanding how interdisciplinarity is. So this study aims to better understand this process. The objective of the research is to analyze the possible difficulties expressed by the teacher to articulate the interdisciplinary methodological proposal. The research was conducted in three chapters that discuss about the interdisciplinary as methodological proposal, showing a short historic about the movement; the interdisciplinarity and its relevance in the first years of the fundamental education; and how does the interdisciplinarity appears at the school’s pedagogic politic project, as well as some other reflections. It was done too, a field research with the teachers and the pedagogical group from a school located on the northwest of Paraná. So we looked for both in theoretical authors as Fazenda (1998, 1999), Japiassu (1976) and Luck, (1983, 1994) and others who also contributed to the analysis of data collected through a structured questionnaire. The interdisciplinary practice is a collective that puts everyday challenges and requires the participation of all. It is hoped that this research will contribute to overcoming a fragmented practice for a globalized. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de aula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson planning | pt_BR |
Título: dc.title | Interdisciplinaridade: uma prática educativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: