Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Thielen, Iara Picchioni | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Diogo Picchioni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:22:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:22:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61153 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61153 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Iara Picchioni Thielen | - |
Descrição: dc.description | . | - |
Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 30/09/2011 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 135-144 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Psicologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O problema de saúde pública dos acidentes de trânsito busca uma alternativa sustentável no transporte coletivo, entretanto uma parcela expressiva dos percalços reside nessa esfera. O motorista de ônibus ocupa o cerne do transporte coletivo. A compreensão dessa ocupação demanda a revisão das normas e parâmetros objetivos que regem a profissão em Curitiba. O trabalho é imerso em estressores e morbidades ocupacionais . contexto penoso promotor de acidentes. A peculiaridade do acidente do motorista de ônibus é sua dupla dimensão: trabalho e trânsito. A abordagem da segurança no trânsito demanda a complementaridade da perspectiva do trabalho. A percepção de risco é a disciplina que investiga o julgamento das pessoas sobre as atividades perigosas. O paradigma psicométrico da percepção de risco fornece elementos que permitem a análise de fatores balizadores das atitudes sobre os riscos, que precedem o processo decisório nas situações ameaçadoras. O objetivo explorado neste estudo é investigar a percepção de risco do motorista de ônibus em Curitiba. No trabalho que acontece no trânsito os riscos envolvem infrações, acidentes e penalidades. Este estudo desenvolve uma proposta de instrumento que contempla o julgamento de escalas likert e questões abertas que versam sobre fatores analíticos pertinentes ao paradigma psicométrico da percepção de risco: risco, benefício, controlabilidade, letalidade, trivialidade e novidade. Os fatores são abordados sobre duas infrações de trânsito: avanço de sinal vermelho do semáforo e excesso de velocidade máxima permitida. O questionário é aplicado a um grupo de 100 motoristas de ônibus em Curitiba. Os resultados obtidos abrangem a ambivalência na aderência do motorista à lei do Código de Trânsito Brasileiro e às normas da empresa gerenciadora do sistema de transporte, a polaridade entre a percepção de riscos e de benefícios das infrações investigadas, as racionalidades de controlabilidade e letalidade que permeiam a assunção do risco, os agravantes na jornada de trabalho e os aspectos prejudiciais do Bus Rapid Transit. Os entrevistados priorizam as normas da empresa em detrimento das leis de trânsito. Alegam a incompatibilidade das leis sobre excesso de velocidade com a demanda de pontualidade dos itinerários. O excesso de velocidade é percebido como mais trivial, menos arriscado, mais controlável, menos letal e mais benéfico . em relação ao avanço de sinal vermelho do semáforo. A medida em que o motorista de ônibus assume os riscos das duas infrações é atribuída aos benefícios e motivos declarados. Os benefícios envolvem a manutenção da pontualidade e a segurança dos passageiros em decorrência da supressão de frenagens. Os riscos envolvem acidentes e multas. A racionalidade na assunção dos riscos é balizada na expectativa elevada de controlabilidade e baixa de letalidade. O estudo discute características da jornada de trabalho prejudiciais à capacidade de julgamento nas situações de risco, constatada como extensa, irregular e ininterrupta. É discutido o constrangimento proporcionado pela tecnologia Bus Rapid Transit, cuja velocidade operacional é incompatível com a legislação de trânsito, na percepção dos entrevistados. A dimensão do veículo é relacionada ao prejuízo da frenagem e inevitabilidade da infração de avanço do sinal vermelho. Essas características materializam a precarização do trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The public health problem of traffic accidents finds a sustainable alternative on public transport, but a significant share of troubles. The bus driver is at the core of public transport. The understanding of this occupation requires the revision of standards and objective parameters that govern the bus driver in Curitiba. The work is immersed in occupational stressors, morbidity and accidents. The peculiarity of the bus driver accident is a dual dimension: work accident and traffic accident. The approach of traffic safety requires the complementarity of work studies. The perception of risk is the discipline that investigates people’s judgments about dangerous activities. The psychometric paradigm of risk perception provides elements for marking out the factor analysis of attitudes about the risks, prior to the decision-making in threatening situations. The goal explored in this study is to investigate the risk perception of the bus driver in Curitiba. In the work that happens in traffic, the risks involve infractions, accidents and penalties. This study develops a proposal for an instrument that includes the trial of Likert scales and open questions. The questions deal with analytical factors that are relevant to the psychometric paradigm of risk perception: risk, benefit, controllability, lethality, trivia and news. The factors are addressed on two traffic violations: red light violation and speeding. The questionnaire is applied to a group of 100 bus drivers in Curitiba. The discussed results include ambivalence in the driver’s adherence to the law of the Brazilian Traffic Code and the rules of the company that manages of the transportation system, the polarity between perceived risks and benefits, the rationale of controllability and lethality that mediate risk taking, workday and Bus Rapid Transit aspects. Respondents prioritize company standards to the detriment of traffic laws. They argue the incompatibility of the laws on speeding up with the demand for timeliness of the bus itineraries. Speeding is perceived as more trivial, less risky, more manageable, less lethal and more beneficial - in terms of red light violations. The extent to which the bus driver takes the risk is attributed to the benefits and reasons stated. The benefits involve the maintenance of punctuality and passenger safety by removing braking. The risks especially involve accidents and penalties. The rationality in risk taking is biased in the expectation of high mortality and low controllability. The study discusses the harmful characteristics of working hours to the judgment-risk, confirmed as extensive, irregular and continuous. Is discussed the constraints provided by technology Bus Rapid Transit, whose operating speed is incompatible with the traffic law, in the perception of respondents. The size of the vehicle is related to the loss of braking and the inevitability of red light violation. These characteristics embody the precariousness of work. | - |
Formato: dc.format | 165f. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Título: dc.title | Percepção de risco do motorista de ônibus em Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: