Sala de Aula Invertida

Metodologia Ativa e Tecnologia Digital na Educação Profissional e Tecnológica

O avanço tecnológico tem mudado nossa maneira de pensar, agir, comunicar e até mesmo de aprender. A ubiquidade da tecnologia fez surgir uma nova configuração de espaço, um espaço virtual, não físico, no qual a informação circula de forma cada vez mais veloz. A informação que antes estava restrita às bibliotecas e enciclopédias, agora está a um clique, na palma da mão, em aparelhos como os smartphones.


A tecnologia está inserida no nosso dia a dia e sua inserção também deve ser considerada na educação, no processo de ensino e aprendizagem. A pandemia da COVID-19 pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) deixou isso mais evidente, quando fez com que escolas, professores, discentes, enfim, toda a comunidade escolar se adaptasse a um novo modelo de ensinar e aprender permeado por tecnologia. Mas o grande desafio das escolas é incorporar as tecnologias digitais às suas práticas pedagógicas, procurando orientar seus estudantes na busca de informações significativas e relevantes nessa grande rede de informação proporcionada pelas tecnologias digitais.


Para que a incorporação das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem não corresponda somente ao uso de computadores, celulares, tablets, dentre outros ou somente a transposição das aulas tradicionais para o ambiente on-line, faz-se necessário buscar alternativas de implementação que promovam uma mudança da cultura escolar, em que o professor não seja o único detentor do conhecimento e a sala de aula o único espaço de aprendizagem. Neste sentido, as metodologias ativas surgem como proposta.


As metodologias ativas valorizam o protagonismo dos estudantes, colocando-os como atores do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências como pensamento crítico, colaboração, autonomia, persistência, comunicação, criatividade, dentre outros. Ademais as metodologias ativas permitem criar estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais para qualquer nível de ensino.


Destacamos a importância de se utilizar metodologias ativas com as contribuições das tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente para os jovens que estão nas salas de aula do Ensino Médio Integrado e que nasceram imersos neste contexto tecnológico que nos cerca. Uma das propostas da EPT é formar um cidadão crítico, reflexivo que seja capaz de analisar, questionar, em que a formação completa, integral do estudante seja valorizada para que ele seja capaz de se adaptar às diversas situações que lhe serão impostas. Adotar estratégias metodológicas que vão contribuir com essa proposta, é fundamental para atingir esses objetivos.


O uso das metodologias ativas com as contribuições das tecnologias digitais permite criar ambientes de aprendizagem interativos, atrativos e dinâmicos para os estudantes e neste cenário o papel do professor é fundamental, sendo peça-chave para promover uma aprendizagem orientada, supervisionada, em que as tecnologias digitais não sejam utilizadas apenas como ferramentas, mas com o objetivo de criar estratégias de ensino e aprendizagem relevantes, significativas.


Como proposta para essa integração apresentamos a metodologia da Sala de Aula Invertida que é uma metodologia ativa de aprendizagem e que permite ser implementada com as contribuições das tecnologias digitais.