UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Faculdade de Enfermagem Aurora Afonso Costa
Núcleo de pesquisa em Filosofia, Saúde e Educação Humanizada

PROGRAMA ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DO CUIDADO EM SAÚDE
DOUTORANDA:
ELIANE CRISTINA DA SILVA PINTO CARNEIRO
ORIENTADORAS:
PROFESSORAS DOUTORAS ROSE MARY COSTA ROSA ANDRADE SILVA e ELIANE RAMOS PEREIRA

Aplicativo para assistência do puerpério no baixo risco

Puerpério


Definição:

Pós-Parto Imediato


Na prática, é quando temos a chance de orientar as mães sobre sua saúde, pois no sistema único de saúde as puérperas costumam ficar internadas por 48 h contadas do momento do parto.

Parto Normal

Parto Cesáreo

Exemplo de ferida operatória de bom aspecto

...
Ferida de bom aspecto.
...
Ferida de bom aspecto.

Exemplo de ferida operatória de inadequado aspecto

...
Ferida de inadequado aspecto.
...
Ferida de inadequado aspecto.

Exames complementares


A coleta do sangue é feita já na admissão da gestante em trabalho de parto, para que no puerpério se tenham disponíveis:

Sifilis


A coleta do sangue é feita já na admissão da gestante em trabalho de parto, para que no puerpério se tenham disponíveis:

O VDRL (Venereal Diseases Research Laboratory) e o RPR (Rapid Plasma Reagin) são os testes utilizados para a triagem sorológica da sífilis em gestantes e da sífilis adquirida, tendo em vista a sua elevada sensibilidade (RPR – 86 a 100% e VDRL – 78 a 100%) e a possibilidade de titulação, o que permite o acompanhamento sistemático do tratamento. Além da elevada sensibilidade, esses testes são de realização técnica simples, rápida e de baixo custo. As principais desvantagens referem-se aos resultados falso-positivos e falso-negativos. Os resultados falsopositivos possíveis podem ser explicados pela ocorrência de reações cruzadas com outras infecções treponêmicas ou outras doenças tais como lupus, artrite reumatóide, hanseníase entre outras. E os resultados falso-negativos pelo excesso de anticorpos, fenômeno conhecido como efeito prozona.

TPHA (Treponema pallidum Hemaglutination); FTAAbs(Fluorescent Treponemal Antibody – Absorption), e ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) são os testes utilizados para a confirmação da infecção pelo T. pallidum, permitindo a exclusão dos resultados falsopositivos dos testes não-treponêmicos, tendo em vista a sua elevada especificidade (TPHA – 98% a 100%; FTAAbs – 94% a 100%; ELISA – 97% a 100%).

Referência

REZENDE, Jorge. Obstetrícia. Cap.18, pp.358-71.

MINISTÉRIO DA SAÚDE; Diretrizes para o controle da sífilis congênita, Brasília/DF, 2006.


"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida."

- Sêneca