Programação

  • A construção da ciência, ensino e aprendizado ao longo dos tempos.

    Olá, caros cursistas. Sejam bem-vindos ao Curso!

    O presente Curso é a proposta apresentada como produto final da dissertação de mestrado de Francisco Sidomar Oliveira da Silva, ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre, Rio Branco/AC. A ideia de propormos esse curso, surgiu diante da análise das concepções de ciência, ensino e aprendizado construídas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Acre – Rio Branco, que participaram desta pesquisa, assim, optamos por elaborar um produto que se caracteriza como sendo Curso Online, intitulado “A construção da ciência, dos processos de ensino e aprendizado ao longo dos tempos”. O presente curso objetiva discutir a ciência, sua história, contexto atual e as práticas pedagógicas docentes no ensino de ciências. Os dados coletados e as análises que realizamos dos mesmos, nos permitiram refletir sobre o fato que os futuros professores de ciências biológicas da educação básica têm uma visão superficial e relativa sobre a ciência. Diante da presente leitura nos propusemos a elaboração do presente produto, como uma das alternativas para que esses sujeitos e outros tenham minimamente acesso a algumas questões sobre história da ciência, desenvolvimento da ciência e ciência nos dias de hoje, e as formas como essas concepções de ciência interferem nas práticas docentes. Por fim, desejamos a todos ótimas leituras. 

    • MÓDULO I - A religião e a ciência pelo viés crítico do documentário audiovisual Baraka

      Este módulo tem como objetivo apresentar ao cursista noções preliminares da natureza do conhecimento científico. Utilizamos como mecanismo para essa iniciação o filme Baraka, de Ron Frike. Em linhas gerais, trata-se de um documentário que trabalha os acontecimentos ao redor do mundo, explorando questões relacionadas à diversidade de raças, crenças, comportamentos, culturas em geral. Foi filmado em aproximadamente 23 países, apresentando a construção de cidades e civilizações nas diversas partes do mundo, bem como o desenvolvimento do ser humano em cada contexto na qual se insere. Disponibilizamos ainda, o texto base "A religião e a ciência pelo viés crítico do documentário audiovisual Baraka", de Cornélio Dias, apresentando um breve síntese do supracitado filme. Ao término do filme e consequentemente da leitura do material disponibilizado neste módulo, o cursista deverá responder o questionário para assim, iniciar o próximo módulo. Bons estudos!

    • MÓDULO II - Aspectos históricos da ciência

      Restrito Disponível se: A atividade QUESTÃO MÓDULO I esteja marcada como concluída

      Este módulo tem como objetivo apresentar ao cursista, de forma breve, a trajetória histórica da ciência, ao longo dos anos, com o intuito de compreender como se configura o entendimento de ciência nos dias atuais. Assim, vale ressaltar que o texto base "Aspectos históricos da ciência", refere-se ao Capítulo I, da dissertação de mestrado do Francisco Sidomar Oliveira da Silva, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. O presente relato histórico foi construído tendo como base a obra intitulada “Para Compreender a Ciência”, de Andery et al (1996).

    • MÓDULO III - Ciência nos dias atuais

      Restrito Disponível se: A atividade QUESTÃO MÓDULO II esteja marcada como concluída

      Este módulo tem como objetivo apresentar a visão de ciência nos dias atuais. Assim, apresentamos ao cursista o Capítulo 04 do livro "Golem: o que você deveria saber sobre ciências". Acreditamos que a presente leitura irá auxilar na compreensão de ciência que se apresenta nos dias atuais. Ao término da leitura do material disponibilizado neste módulo, o cursista deverá responder o questionário para assim, iniciar o próximo módulo. Bons estudos!

    • MÓDULO IV - Epistemologia e práticas pedagógicas

      Restrito Disponível se: A atividade QUESTÃO MÓDULO III esteja marcada como concluída

      Este módulo tem como objetivo apresentar ao cursista as possíveis relações existentes entre as concepções de ciências com as práticas pedagógicas desenvolvidas cotidianamente em sala de aula pelos professores, visando o desenvolvimento do os processos de ensino e aprendizagem. Apresentamos como texto base deste módulo o artigo "Epistemologia e Prática Pedagógica", de Paulo Evaldo Fensterseifer (2009). Para, além deste, compartilhamos um vídeo, produto final de mestrado, de Núbia Melo que trabalha questões de ciência e prática pedagógica. Ao término da leitura do material disponibilizado neste módulo, o cursista deverá responder o questionário para assim, iniciar o próximo módulo. Bons estudos!

    • ATIVIDADE AVALIATIVA

      Restrito Disponível se: A atividade QUESTÃO MÓDULO IV esteja marcada como concluída