INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

CAMPUS TERESINA-CENTRAL

DIRETORIA DE ENSINO                          

 

Curso: Especialização em Gerenciamento de Recursos Ambientais 2010/2

Disciplina: Ecossistemas

Docente: Prof. M.Sc. Vitor Hugo G. L. Cavalcante

Discente: Ryanne de Jesus Ibiapina Passos

 

FICHAMENTO

 

CALLISTO, M., BARBOSA, F. A. R. and MORENO, P. Influência de plantações de Eucalyptus sobre a macrofauna associada a Salvinia auriculata no Sudeste do Brasil. Braz. J. Biol., São Carlos, v. 62, n. 1, Fev. 2002.

 

PROBLEMA (DE CONHECIMENTO): Avaliar os potenciais impactos do plantio de Eucalyptus spp na composição e estrutura de comunidades de macroinvertebrados associados à macrófita aquática Salvinia auriculata Aublet.

 

HIPÓTESE / TESE: determinar a influência de plantações de Eucalyptus sobre a composição e a estrutura de comunidades de macroinvertebrados associados à macrófita aquática Salvinia auriculata Aublet, em um lago de altitude, margeado por Mata Atlântica secundária e plantações de Eucalyptus.

 

CATEGORIAS/ CONCEITOS:

Chironomidae: são um grupo de insetos pertencentes à ordem Diptera e subordem  Nematocera de distribuição cosmopolita.

 

Macroinvertebrados: São os invertebrados aquáticos visíveis a olho nu ou com ajuda de uma lupa. São os vermes, os moluscos, os crustáceos e as larvas e adultos de insetos, entre outros.

 

Impacto ambiental: é definido como toda alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam a saúde, o bem estar da população e a qualidade do meio ambiente.

 

ARGUMENTAÇÃO: O autor argumenta que grande parte da Mata Atlântica foi substituída pelo plantio de Eucalyptus spp. que pode gerar contaminação de águas de superfície por fertilizantes e agro-químicos, usados nas plantações de eucalipto e se refere também ao relevo muito acidentado da microrregião, que contribui para o aumento da erosão e poluição de lagos e riachos, além de comentar sobre a contribuição da mata nativa, em termos de massa de material alóctone, que é superior em relação à do plantio de Eucalyptus spp.

            A área do estudo é a Lagoa do Teobaldo localizada no município de Antônio Dias-MG, na sub-bacia do Ribeirão Severo, afluente do Rio Piracicaba.

O estudo compara as margens de um lago, uma delimitada por plantações de eucalipto e a outra por florestas naturais e a relação entre as populações de Salvinia auriculata e a diversidade dos macroinvertebrados durante as estações secas e úmidas, de 1997.

 

CONCLUSÃO: O autor conclui que comparando a diversidade de larvas de Chironomidae (Díptera, Insecta) entre as duas margens, foi evidenciada maior diversidade na margem com Eucalyptus, devido a pressão exercida pelos carnívoros, observando-se que a influência dos fatores abióticos não é tão importante na estruturação das comunidades de macroinvertebrados associados a Salvinia sp., mas sim, as interações bióticas, considerando o papel dos carnívoros na estruturação da comunidade.

 

COMENTÁRIOS: O autor mostra a diferença existente de contribuição para um lago da monocultura do Eucalyptus ssp. e vegetação nativa secundária e a diversidade dos macroinvertebrados levando-se em conta também a contribuição da macrófita Salvinia auriculata.