SENESNECTIT - Conectando idosos às tecnologias digitais
Contato
  • MÓDULOS
    • Lacuna Digital >
      • Materiais de apoio
      • Desafios
    • Dispositivos Móveis >
      • Materiais de apoio
      • Desafios
    • Gerontecnologia >
      • Materiais de apoio
      • Desafios
    • Metaliteracy >
      • Materiais de apoio
      • Desafios
  • GUIA
  • Créditos

Guia

Picture
Fonte da Foto: Daily Record (a partir de Ron-Martin.net)

O objeto de aprendizagem SENESNECTIT - Conectando idosos às tecnologias digitais é voltado para educadores, profissionais, idosos e demais interessados no assunto aqui apresentado. O SENESNECTID (do Latim, conexão de idosos) tem como principal objetivo discutir os conceitos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o público idoso, principalmente, no uso de dispositivos móveis. Acredita-se que as TIC podem vir a ser instrumentos importantes para diminuir a lacuna digital entre a população jovem e velha. Como, também, vir a melhorar os laços familiares, aumentar conhecimentos e levar os idosos à uma conexão maior com a sociedade.
​

Objetivos do objeto de aprendizagem SENSENECTIT

Obj. 1
​Discutir questões do uso de tecnologias de informação e comunicação a partir de dispositivos móveis (especialmente celulares, tablets, e-readers, etc.) no que tange a diminuir a lacuna digital dos idosos;

​ 

Obj. 2
​
Apresentar os conceitos de lacuna digital, gerontecnologia e metaliteracy (do inglês, meta-alfabetização).

No 1 - Módulos

​Este objeto possui quatro módulos:
  1. Lacuna Digital: trata das barreiras no uso das tecnologias pelos idosos.
  2. Dispositivos Móveis:apresenta o conceito e exemplos de dispositivos e algumas ferramentas.
  3. Gerontecnologia: discute o significado do termo e de que forma as tecnologias estão a serviço do envelhecimento.
  4. Metaliteracy : debate o novo conceito, a partir do trabalho de Mackey & Jacobson, que incorpora outros, tais como  alfabetização digital, tecnologias interativas e conhecimentos e habilidades obtidas no decorrer da vida.

Em cada módulo são apresentados textos explicativos, materiais de apoio e atividades em forma de desafios.
No 2 - Desafios

​Recomenda-se que os desafios sejam realizados com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem, a fim de possibilitar uma maior interação e reflexão sobre os assuntos trabalhados. Não existe uma ordem na realização dos desafios, cabe ao usuário escolher o que mais se adéqua a sua necessidade.
No 3 - Pré-requisistos

Para usar este objeto de aprendizagem, sugere-se:
  • Computador (de mesa ou notebook), tablet ou smartphone com conexão à internet; 
  • Recomenda-se o uso conjunto com um ambiente virtual de aprendizagem para o desenvolvimento dos desafios.
  • Para melhor visualização do site, utilizar resolução mínima de 1280 x 720.
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Create a free web site with Weebly