Capítulo 14: Gestão Escolar e Atendimento Educacional Especializado Falar sobre as Estratégias Administrativas Para Estruturar Recursos
Sinopse
O cenário educacional contemporâneo é intrinsecamente marcado pela busca incessante pela equidade e pela inclusão, pilares que sustentam a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nesse contexto, a Gestão Escolar emerge como um fator decisivo, transcendendo a mera função administrativa para se consolidar como o elemento catalisador da transformação das políticas públicas em práticas pedagógicas efetivas. A escola, enquanto espaço de múltiplas diversidades, exige uma liderança que seja capaz de articular, de forma estratégica e democrática, os recursos humanos, financeiros e materiais para garantir o direito de aprender a todos os estudantes, especialmente aqueles que são público-alvo da Educação Especial.
A materialização desse direito passa, inevitavelmente, pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), modalidade de ensino transversal a todos os níveis e etapas da Educação Básica, cuja finalidade é complementar e/ou suplementar a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. A efetividade do AEE, no entanto, não reside apenas na competência técnica dos professores especializados, mas, fundamentalmente, na capacidade da gestão escolar de prover as condições estruturais e o suporte necessário. A responsabilidade da equipe gestora, portanto, é dupla: garantir a inclusão no ambiente de ensino regular e assegurar que o AEE cumpra seu papel de eliminar as barreiras para a plena participação e aprendizagem.
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